Ordens de Serviço
Last updated
Last updated
Ao acessar o módulo de assistência, todas as ordens de serviço serão carregadas automaticamente de acordo com o tipo de representante. As configurações realizadas no HSCorp determinam os diferentes estágios das ordens de serviço que serão exibidos para cada representante. A seguir, explicaremos como configurar o HSCorp e visualizar as ordens de serviço no HSMóvel.
Primeiro, acesse a tela de Representantes / Vendedores / Prestadores Serviços, localizada no caminho Cadastros -> Comercial:
Nesta tela, você pode buscar por um representante e verificar qual o seu tipo. Neste exemplo, está o representante 3 - João, que possui o tipo ES - Estoquista.
Na tela Cadastro de Grupos de Objetos de Manutenção OS — localizada no caminho Cadastros -> Comercial -> Grupos Objetos Manutenção OS — , é possível visualizar os estágios permitidos para o representante João. Visto que ele é do tipo Estoquista, ele terá acesso apenas ao estágio ESPERANDO PEÇAS, conforme indicado na coluna Per. Vis. Estoquista, destacada em amarelo na imagem. Caso João fosse do tipo Técnico, ele teria acesso exclusivamente ao estágio CONSERTO / MONTAGEM, conforme mostrado na coluna Per. Vis. Técnico, destacada em roxo na imagem. A mesma regra se aplica para o tipo Balconista, conforme indicado na coluna Per. Vis. Balconista, destacada em vermelho na imagem.
Após configurar o Grupo de Objeto de Manutenção, o próximo passo é atribuir um objeto a esse grupo. Para isso, acesse a tela de Cadastro de Objetos de Manutenção OS, através do caminho: Cadastro -> Comercial -> Objetos Manutenção OS.
No exemplo a seguir, vinculamos o produto 4978 - LANÇA LAVADORA ao grupo 029 - LAVAJATO - ASPIRADOR, configurado previamente.
Em seguida, vamos criar uma ordem de serviço e vincular o objeto a esta ordem. Para fazer isso, basta acessar a aba Defeito -> Dados Cadastrais. Em Cód. Objeto Manutenção, definimos o objeto.
Feito isso, a aba de estágios apresentará todos os estágios definidos previamente no Grupos de Objetos de Manutenção OS. No momento, a ordem de serviço está no estágio ORÇAMENTO. Portanto, o representante João não terá acesso a essa ordem de serviço agora, pois ele só poderá visualizá-la quando a ordem chegar ao estágio ESPERANDO PEÇAS.
A partir do botão Finaliza, no HSCorp, vamos chegar até o estágio 4 para que esta ordem de serviço fique visível para o representante João.
No card de ordem de serviço, há os seguintes dados:
Estágio da Ordem de Serviço (destacado em vermelho).
Número da Ordem de Serviço (destacado em roxo).
Descrição da Operação da Ordem de Serviço (destacado em verde), de forma que:
950.50: Ordem de Serviço
950.52: Garantia de Fábrica
950.53: Garantia Interna
950.54: Cortesia
950.55: Cotação/Encomenda
950.56: Recusada
950.57: Aguardando Preço
Razão do Cliente (destacado em azul).
Data e Hora de Emissão (destacado em laranja).
Situação da Ordem de Serviço (destacado em amarelo).
Na tela de detalhes da Ordem de Serviço, você pode visualizar todos os itens incluídos na ordem, além de informações específicas como o Defeito, Observação e Anotação. Estas informações estão acessíveis através dos botões destacados em azul.
Ao acessar os detalhes da ordem de serviço, o representante pode iniciar o estágio clicando no botão Iniciar Estágio (destacado em azul na parte inferior da tela). Antes de iniciar, o gerenciamento de produtos, que inclui adição e remoção, não estará disponível. Portanto, os botões correspondentes estarão desabilitados e aparecerão em cinza.
Deletar Produto: Para remover um item da ordem de serviço, utilize o botão vermelho com o ícone de lixeira no produto que deseja excluir.
Adicionar Produto: Para adicionar um novo item à ordem de serviço, clique no botão de Adicionar Produto, destacado em azul na parte inferior da tela.
Após concluir todas as ações necessárias, o representante pode finalizar o estágio clicando no botão Finalizar Estágio (destacado em verde na parte inferior da tela). Se necessário, também pode adicionar uma observação à Ordem de Serviço no modal que será exibido ao clicar no botão.
Após finalizar o estágio, a tela da ordem de serviço será automaticamente fechada e retornará à lista geral, se houver mais ordens atribuídas ao representante. No HSCorp, você encontrará:
O estágio finalizado.
O código do representante que concluiu o estágio, no campo Cód. Prest.
A razão do representante que concluiu o estágio, no campo Razão Prestador de Serviço.
A observação adicionada durante a finalização do estágio, no campo Observações.
Neste momento, o próximo estágio de CONSERTO / MONTAGEM estará disponível para que o técnico possa iniciar.