HsMóvel
  • HsMóvel
  • Melhorias do Aplicativo
  • Instalação
    • Primeiros passos
  • TELAS INICIAIS
    • Login
      • Redefinição de Senha
  • ASSISTÊNCIA TÉCNICA
    • Ordens de Serviço
    • Produtos Reservados
  • Automecânica
    • Box
    • Consulta
    • Ordem de Serviço
      • Apontamento de Estágio
    • Requisitos Automecânica
  • CATÁLOGO
    • Catálogo
  • ESTOQUE
    • Acerto
    • Conferência de Vendas
    • Contagem
    • Transferência
  • Ferramentaria
    • Emprestar
    • Recolher
  • FORÇA DE VENDAS
    • Atender
      • Consultar/Editar
      • Consultas
        • Consulta de Malote (Cliente)
        • Consulta de Orçamento (Cliente)
        • Consulta de Ordem de Serviço (Cliente)
      • Financeiro
        • Resumo Comercial
        • Títulos a Receber
      • Histórico
      • Orçamento
      • Ordem de Serviço
    • Cadastrar
    • Caixa
      • Consulta
    • Consultas
      • Consulta de Malote (Geral)
      • Consulta de Orçamento (Geral)
      • Consulta de Ordem de Serviço (Geral)
    • Metas
      • Cliente
      • Empresa
      • Representante
    • Relatórios
      • Comissão do Representante
      • Flex do Representante
      • Giro de Produtos
      • Vendas por Cidades
      • Vendas por Clientes
    • Rotas
  • Produção
    • Apontamento
    • Autoclave
    • Inutilização / Recusa
    • Referências
  • FAQ
    • Box
      • Como abrir uma ordem de serviço para um veículo em um Box?
      • Como vincular uma ordem de serviço aberta a um Box?
    • Catálogo
      • Como consultar o catálogo de produtos?
      • Como exportar o catálogo?
    • Cliente
      • Como cadastrar um cliente?
      • Como verificar se o cliente está devendo?
      • Como visualizar / editar os dados de um cliente?
    • Estoque
      • Como realizar um acerto de estoque?
      • Como fazer uma contagem de estoques usando um leitor de código de barras
    • Ferramentaria
      • Como fazer um empréstimo de ferramenta(s)?
      • Como fazer um recolhimento de ferramenta(s)?
    • Geral
      • Como aplicar filtros nas consultas?
      • Como enviar os logs de erro para a HighSoft?
      • Como sincronizar os dados para trabalhar de forma offline?
      • Como solicitar a liberação de um novo módulo?
      • Como utilizar o HSMovel no computador?
      • Não consigo entrar em um módulo
      • O texto do aplicativo está ficando cortado
      • Usuário ou senha incorreto
      • Qual tabela de preço será usada em uma venda ou catálogo?
      • Qual depósito será usada em uma venda ou catálogo?
      • Como configurar uma impressora?
      • Como trabalhar de forma offline
      • Como fazer consultas de produtos de uma forma eficiente?
    • Itens
      • Como consultar os itens vendidos / últimas vendas?
    • Orçamentos / Ordens de Serviço
      • Orçamento
        • Como consultar os orçamentos de um cliente específico?
        • Como imprimir a nota fiscal ou danfe?
        • Como imprimir um boleto?
      • Ordem de Serviço
        • Como adicionar um prestador de serviço ou vendedor de um item em uma Ordem de Serviço?
        • Como criar uma ordem de serviço para um veículo?
      • Como adicionar itens em massa em um orçamento / ordem de serviço?
      • Como baixar o PDF do orçamento / ordem de serviço?
      • Como editar um item de um orçamento / ordem de serviço?
      • Como encontrar o orçamento / ordem de serviço que perdi enquanto estava fazendo?
      • Como enviar mais de um orçamento / ordem de serviço do malote?
      • Como fazer um orçamento / ordem de serviço e enviar mais tarde?
      • Como fazer um orçamento / ordem de serviço offline?
      • Como inserir um item bonificado á um orçamento / ordem de serviço?
      • Como trocar a unidade de medida de um produto?
      • Como emitir uma nota fiscal?
      • Como definir uma situação padrão para importar orçamentos / ordens de serviço para o HsCorp?
    • Representante
      • Como alterar a senha do representante?
      • Como configurar um código de série padrão para o representante?
      • Como ver as metas do representante?
      • Como acesso o sistema com o Login do meu subordinado?
    • Rotas
      • Como atender um cliente da minha rota?
      • Como cadastrar motivos de visita?
      • Como cadastrar uma rota e consultar no HSMovel?
      • O que significam as cores de cada cliente da minha rota?
Powered by GitBook
On this page
  • Configuração no HSCorp
  • Configuração do Representante
  • Configuração dos Grupos de Objetos de Manutenção
  • Configuração dos Grupos de Objetos de Manutenção
  • Criação da Ordem de Serviço
  • Estágios da Ordem de Serviço
  • Ordens de Serviço no HsMovel
  • Detalhes da Ordem de Serviço
  • Finalização do Estágio
  1. ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Ordens de Serviço

PreviousRedefinição de SenhaNextProdutos Reservados

Last updated 6 months ago

Ao acessar o módulo de assistência, todas as ordens de serviço serão carregadas automaticamente de acordo com o tipo de representante. As configurações realizadas no HSCorp determinam os diferentes estágios das ordens de serviço que serão exibidos para cada representante. A seguir, explicaremos como configurar o HSCorp e visualizar as ordens de serviço no HSMóvel.

Configuração no HSCorp

Configuração do Representante

Primeiro, acesse a tela de Representantes / Vendedores / Prestadores Serviços, localizada no caminho Cadastros -> Comercial:

Nesta tela, você pode buscar por um representante e verificar qual o seu tipo. Neste exemplo, está o representante 3 - João, que possui o tipo ES - Estoquista.

Configuração dos Grupos de Objetos de Manutenção

Na tela Cadastro de Grupos de Objetos de Manutenção OS — localizada no caminho Cadastros -> Comercial -> Grupos Objetos Manutenção OS — , é possível visualizar os estágios permitidos para o representante João. Visto que ele é do tipo Estoquista, ele terá acesso apenas ao estágio ESPERANDO PEÇAS, conforme indicado na coluna Per. Vis. Estoquista, destacada em amarelo na imagem. Caso João fosse do tipo Técnico, ele teria acesso exclusivamente ao estágio CONSERTO / MONTAGEM, conforme mostrado na coluna Per. Vis. Técnico, destacada em roxo na imagem. A mesma regra se aplica para o tipo Balconista, conforme indicado na coluna Per. Vis. Balconista, destacada em vermelho na imagem.

Configuração dos Grupos de Objetos de Manutenção

Após configurar o Grupo de Objeto de Manutenção, o próximo passo é atribuir um objeto a esse grupo. Para isso, acesse a tela de Cadastro de Objetos de Manutenção OS, através do caminho: Cadastro -> Comercial -> Objetos Manutenção OS.

No exemplo a seguir, vinculamos o produto 4978 - LANÇA LAVADORA ao grupo 029 - LAVAJATO - ASPIRADOR, configurado previamente.

Criação da Ordem de Serviço

Em seguida, vamos criar uma ordem de serviço e vincular o objeto a esta ordem. Para fazer isso, basta acessar a aba Defeito -> Dados Cadastrais. Em Cód. Objeto Manutenção, definimos o objeto.

Estágios da Ordem de Serviço

Feito isso, a aba de estágios apresentará todos os estágios definidos previamente no Grupos de Objetos de Manutenção OS. No momento, a ordem de serviço está no estágio ORÇAMENTO. Portanto, o representante João não terá acesso a essa ordem de serviço agora, pois ele só poderá visualizá-la quando a ordem chegar ao estágio ESPERANDO PEÇAS.

A partir do botão Finaliza, no HSCorp, vamos chegar até o estágio 4 para que esta ordem de serviço fique visível para o representante João.

Ordens de Serviço no HsMovel

No card de ordem de serviço, há os seguintes dados:

  • Estágio da Ordem de Serviço (destacado em vermelho).

  • Número da Ordem de Serviço (destacado em roxo).

  • Descrição da Operação da Ordem de Serviço (destacado em verde), de forma que:

    • 950.50: Ordem de Serviço

    • 950.52: Garantia de Fábrica

    • 950.53: Garantia Interna

    • 950.54: Cortesia

    • 950.55: Cotação/Encomenda

    • 950.56: Recusada

    • 950.57: Aguardando Preço

  • Razão do Cliente (destacado em azul).

  • Data e Hora de Emissão (destacado em laranja).

  • Situação da Ordem de Serviço (destacado em amarelo).

Detalhes da Ordem de Serviço

Na tela de detalhes da Ordem de Serviço, você pode visualizar todos os itens incluídos na ordem, além de informações específicas como o Defeito, Observação e Anotação. Estas informações estão acessíveis através dos botões destacados em azul.

Iniciar Estágio

Ao acessar os detalhes da ordem de serviço, o representante pode iniciar o estágio clicando no botão Iniciar Estágio (destacado em azul na parte inferior da tela). Antes de iniciar, o gerenciamento de produtos, que inclui adição e remoção, não estará disponível. Portanto, os botões correspondentes estarão desabilitados e aparecerão em cinza.

Gerenciamento de Produtos

  • Deletar Produto: Para remover um item da ordem de serviço, utilize o botão vermelho com o ícone de lixeira no produto que deseja excluir.

  • Adicionar Produto: Para adicionar um novo item à ordem de serviço, clique no botão de Adicionar Produto, destacado em azul na parte inferior da tela.

Finalizar Estágio

Após concluir todas as ações necessárias, o representante pode finalizar o estágio clicando no botão Finalizar Estágio (destacado em verde na parte inferior da tela). Se necessário, também pode adicionar uma observação à Ordem de Serviço no modal que será exibido ao clicar no botão.

Finalização do Estágio

Após finalizar o estágio, a tela da ordem de serviço será automaticamente fechada e retornará à lista geral, se houver mais ordens atribuídas ao representante. No HSCorp, você encontrará:

  • O estágio finalizado.

  • O código do representante que concluiu o estágio, no campo Cód. Prest.

  • A razão do representante que concluiu o estágio, no campo Razão Prestador de Serviço.

  • A observação adicionada durante a finalização do estágio, no campo Observações.

Neste momento, o próximo estágio de CONSERTO / MONTAGEM estará disponível para que o técnico possa iniciar.

Caminho da tela de Representantes / Vendedores / Prestadores Serviços
Tipo do representante
Permissões de cada tipo de representante para os estágios
Vínculo do objeto com seu respectivo grupo
Ordem de serviço vinculada a um objeto de manutenção
Estágios do objeto vinculado á ordem de serviço ainda no primeiro estágio
Estágios do objeto vinculado á ordem de serviço no estágio "Esperando Peças"
Ordem de Serviço no HSMóvel
Detalhes da Ordem de Serviço
Detalhes da Ordem de Serviço
Estágio finalizado no HSCorp